Incêndios florestais em Los Angeles forçam evacuação de 30 mil pessoas e causam destruição |
Inseparáveis
-
Arquivo do autor - RDB, em 1975, iniciando na redação do Jornal de Joinville
Da redação - Roberto Dias Borba - 4/6/2022 - 13h24min
As gerações atuais nem imaginam o esforço que era preciso desprender nas redações de antigamente. Junto com a poluição produzida pelos fumantes, havia nestes ambientes o som provocado pela batucada dos teclados das máquinas de escrever. Cheguei em agosto de 1975 na redação do Jornal de Joinville, no casarão da avenida Procópio Gomes, 848, e lá estava à minha espera esta possante máquina (foto Peninha Machado). Precisava ter todo o cuidado possível durante o expediente diurno. À noite, o teclado chegava a piar diante da leveza dos pensamentos de Hilário Muller. Na outra imagem, mais um exemplar de um equipamento de última geração, já nos anos 1980, na nova redação de A Notícia, na rua Caçador, 114.
Por último, em 1995, estou diante de um "novato" XT, na redação do Diário Catarinense, em Joinville, na condição de colunista de esporte do caderno regional DC Norte.
--------------------------
Esta é uma das crônicas que fazem parte de uma futura publicação, que terá o nome de "Glória´s do Menino Jornalista", uma coletânea de textos em que relato fatos marcantes de minha vida e a trajetória no jornalismo joinvilense e catarinense. Apoiadores e patrocinadores são bem vindos. Aguardo seu contato para prestar mais detalhes, através do e-mail: rdbjoinville@gmail.com
ROBERTO DIAS BORBA Joinvilense - jornalista. Filho de João Sotero Dias de Borba e Veronica Ida Borba. Casado com Vilma Ramos Borba. Pai de Ubiratan, Paulo César e Rubens. Nasci, me criei e conheci o esporte no bairro Glória - em Joinville. Três minutos, três gols era o lema do Leão do Alto da rua 15 - o Glória de tanta tradição, história e craques da bola. A minha trajetória na imprensa começou oficialmente em agosto de 1975, no extinto Jornal de Joinville. O maior período de atuação, mesmo distribuído em duas oportunidades, foi em A Notícia, por exatos 24 anos e oito meses. O rádio entrou no meu currículo em 1991, iniciando na Difusora AM 1480, e, depois, também na Globo (atual Clube) AM 1590. Em televisão, foram algumas intervenções nos campeonatos catarinenses de 1995 e 1996, pela RBSTV (atual NSC) e ainda no canal por assinatura TV da Cidade. O esporte faz parte de minha vida desde antes do nascimento e sigo nesta caminhada até os dias atuais.
Deixe seu comentário